Arqueologia

O Património Arqueológico constitui um recurso finito e não renovável, pelo que em matéria de Património Cultural assenta em um regime especial de protecção legal.

« O património arqueológico integra depósitos estratificados, estruturas, construções, agrupamentos arquitectónicos, sítios valorizados, bens móveis e monumentos de outra natureza, bem como o respectivo contexto, quer sejam localizados em meio rural ou urbano, no solo, subsolo ou meio submerso, no mar territorial ou na plataforma continental »  (Dec.-Lei n.º 164/2014)

A Arqueologia constitui o principal ramo de actividade da NEXO. Com experiência comprovada em meio rural e urbano, executamos qualquer tipo de projeto desde os  Acompanhamentos Arqueológicos simples, passando pelo registo de edificado, aos grandes projetos de escavação arqueológica.

 

Para tal, reunimos equipas de campo experientes e qualificadas a fim de desenvolverem abordagens pragmáticas e eficazes em vários domínios - antropologia, geofísica, geomática, levantamento aéreo com drone e  arqueociências - e garantirem a execução do  empreendimento com a qualidade ao melhor custo de mercado.

 

Os nossos clientes proveem dos diversos sectores de actividade: Construção Civil e Obras Públicas; Agricultura; Ambiente; Indústria, etc.