Estudos de Incidência Patrimonial
Os Estudos de Incidência Patrimonial (EIP) têm por base de caracterização projetos que não estão sujeitos a Avaliação de Impacte Ambiental e cujo potencial impacte na mobilização de solos pode resultar na destruição ou séria ameaça ao Património Cultural.
Do conjunto de projetos realizados pela NEXO destacam-se:
-
operações florestais (desmatações, preparação de terrenos, arborizações e/ou rearborizações, abertura de covachos, surribas e aceiros, etc.);
-
operações de agricultura intensiva (despedregas, surribas , prepração do terreno em socalcos ou sua remoção, abertura de valas de rega, abertura de novos acessos ou alargamento dos já existentes, etc.).
O objetivo de um EIP consiste na identificação, previsão e avaliação dos efeitos (positivos ou negativos), sobre o Património Cultural, associados à implementação do Projeto, auxiliando na minimização de eventuais impactes negativos e potenciando os impactes positivos.
«De uma atuação preventiva e planeada, assente num EIP, resultam projetos mais vantajosos e menos onerosos que uma atuação posterior decorrente da imposição de medidas de minimização de danos por afectação e/ou destruição de Património Cultural»