Geofísica

A prospeção Geofísica consiste em aplicações não intrusivas compostas por diversas técnicas e métodos, que permitem localizar e caracterizar diferentes materiais e estruturas ocultos no solo.

 

A NEXO dispõe de diferentes metodologias de prospeção Geofísica – Georadar, Prospeção Eletromagnética, Magnetometria, Gravimetria, Refração Sísmica/MASW, Termografia aérea,entre outros – que permitem a obtenção de informação a diferentes escalas, desde a superfície até dezenas de metros de profundidade, em função do método, objetivos e resolução particular de cada projeto.

Salientamos que a aplicabilidade destas metodologias permite:

  • Adquirir dados a macro e micro escala de modo económico e expedito;

  • Potenciar a identificação de eventuais anomalias no subsolo que podem confirmar ou não a existência de vestígios arqueológicos; e,

  • Optimizar o planeamento e dimensionamento de áreas a caracterizar por intermédio de trabalhos intrusivos no solo com metodologia arqueológica.

geofs.png

«A identificação e caracterização tem por princípio as propriedades físicas intrínsecas aos diferentes materiais existentes no subsolo, consequentes da diferente composição e/ou origem dos materiais, tais como a constante dielétrica, velocidade de propagação de ondas sísmicas, suscetibilidade magnética, entre outras»

NIR.png